02-05-2007
[url] http://angolaharia.blogspot.com/2007/05/agualusa-vence-prmio-independent.html

Foi hoje atribuído a José Eduardo Agualusa o Prémio Independent de Ficção Estrangeira (The Independent Foreign Fiction Award), pela sua obra “O Vendedor de Passados”.
O prémio, na XII edição, é anualmente atribuído pelo diário britânico “The Independent” com o apoio do Conselho das Artes do Reino Unido e destina-se a galardoar os autores e tradutores das melhores obras de ficção em língua estrangeira publicadas no país.

O romance “O Vendedor de Passados”, editado em Portugal pela Dom Quixote em 2004, é uma sátira à nova burguesia angolana. Sem passado condizente com a nova situação de fausto e riqueza, os novos-ricos pretendem, a todo o custo, uma história heráldica que justifique o estatuto de burguês de sucesso. Daí ao surgimento de uma nova profissão, o Criador de Passados, vai apenas um pequeno passo. A nova sociedade angolana escalpelizada com humor mas muita seriedade.
Em 1993 havia sido atribuído igual galardão a José Saramago pela obra “O Ano da Morte de Ricardo Reis”.
admário costa lindo
comentário:
at 2/5/07 5:38 PM , Ju disse...
Fiquei contentíssima, não só porque gostei muito do livro e gosto do Agualusa escritor (embora tenha dúvidas sobre a crioulidade angolana fora de Luanda), como por a minha terra, a Chibia, estar em destaque nesse livro.
Sem comentários:
Enviar um comentário