SEGUIDORES

14 de janeiro de 2011

Ensaio literário de Jorge Macedo

publicação original
22.09.2006
[url] http://angolaharia.blogspot.com/2006/09/ensaio-literrio-de-jorge-macedo.html


foto Angop



O escritor Jorge Macedo lançou a 15 de Setembro no mercado literário o seu mais recente ensaio literário, em acto decorrido no Palácio dos Congressos, em Luanda, intitulado "A dimensão africana da cultura angolana".

A apresentação deste livro enquadra-se no âmbito do III Simpósio sobre Cultura Nacional.

Com 154 páginas, Macedo faz uma incursão aos escritos literários sobre Angola, apresentando o seu ponto de vista sobre os caminhos que devem ser trilhados para a divulgação da mesma a nível internacional.

O autor aborda a cultura nas suas variadas vertentes, desde a música, dança, literatura e outras artes.

Em entrevista à Angop, Jorge Macedo frisou ter-se inspirado no célebre discurso de Agostinho Neto, proferido em 1978, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), sobre a cultura angolana e a angolanidade, para reunir os textos.

"É uma forma de trazer a público o que Neto disse em 1978, na UEA, tendo em conta a importância que pretendemos atribuir aos valores culturais, étnicos e à angolanidade" - informou.

Editada pelo Instituto Nacional do Livro e do Disco (INALD), numa primeira fase serão colocados no mercado mil exemplares.

Jorge Macedo, distinguido com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, em 2005, publicou os livros "Itetembu", "As Mulheres", "Pai Ramos", "Irmã Humanidade", "Clima do Povo", "Gente de Meu Bairro", "Voz de Tambarino" e "Geografia da Coragem".

Nascido em Malanje, a 16 de Outubro de 1941, o escritor frequentou os seminários Menor e Maior de Luanda. Licenciou-se em Etnomusicologia pela Universidade Nacional do ex-Zaíre (actual RD Congo).

Angop, 15.09.2006


comentário:

at 12/12/07 7:24 PM
Nguimba Ngola disse...
É de facto uma grande obra. Jorge Macedo continua a semear o conhecimento que emana da vasta bagagem cultural.
Visite meu blog https://nguimbangola.blogspot.com onde postei um texto em homenagem ao poeta e ficcionista de grande dimensão cultural, publicado inicialmente no semanário Folha 8

Sem comentários: