Desde Agosto passado que uma nova licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Português) está a funcionar na Faculdade de Filosofia e Letras (FFyL) da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM), fruto dos esforços deste estabelecimento de ensino, do Instituto Camões e de uma iniciativa de José Saramago, falecido a 18 de junho passado.
O escritor português foi entretanto alvo de uma homenagem a 22 de outubro na FFyL – onde existe desde 2004 uma cátedra com o seu nome –, durante a qual foi assinado um convénio entre o IC e a UNAM consagrando o apoio à nova licenciatura, a primeira exclusivamente na área do Português em toda a América Latina de língua espanhola.
A graduação criada resultou de uma sugestão de José Saramago, que, durante uma visita, convenceu o Reitor de então da UNAM da necessidade de criar a licenciatura agora em marcha.
Doze alunos foram selecionados entre 39 candidatos para frequentar a nova licenciatura, «pensando em apostar numa primeira geração que primasse mais pela qualidade do que pela quantidade», segundo declarou Maribel Paradinha, leitora do IC na UNAM.
Instituto Camões Número 158 • 17 de Novembro de 2010 • Suplemento do JL n.º 1047, ano XXX
Sem comentários:
Enviar um comentário